Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP)

Cursos Técnicos e Superiores Profissionais (CTeSP)

O Que São?

São cursos de ensino superior mas que não conferem grau académico. Os alunos que os completem com aproveitamento terão o diploma de Técnico Superior Profissional.

Estes cursos são lecionados em institutos politécnicos, têm 120 créditos e duram 4 semestres curriculares. As unidades curriculares estão organizadas em formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, ou seja, um estágio.

São as próprias instituições de ensino que definem as áreas de formação que irão lecionar, com base nas necessidades de formação profissional das regiões onde se encontrem inseridas.

Os alunos que completarem a formação podem candidatar-se ao ensino superior, quer a licenciaturas quer a cursos com mestrado integrado, através de um concurso especial próprio.

Quem se Pode Candidatar?

Podem candidatar-se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais:

  • Alunos com um curso de ensino secundário ou de habilitação equivalente;
  • Alunos que tenham realizado provas M23 (maiores de 23) para o curso a que se querem candidatar;
  • Alunos com diploma de especialização tecnológica, diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.

Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição de ensino politécnico têm prioridade na ocupação de até 50% das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais.

Condições da Candidatura

Cada instituição de ensino superior organiza um concurso público para o ingresso nos seus CTeSPs. O regulamento e as condições de ingresso em cada curso deverão ser publicadas em Diário Da República. Esta publicação inclui prazos e regras de inscrição/candidatura, critérios de classificação e de atribuição de classificação final, entre outras informações.

Fonte: Direção-Geral do Ensino Superior

Authored by: Patricia Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *